Modelo de Trabalho Acadêmico
para os alunos da E.E.”Professora Ordânia Janone Crespo”
Professora Responsável: Carla.
Segue adiante modelo de CAPA:
(As informações nela solicitadas
- nome da escola, nome do(s) aluno(s), número(s) e série, título do trabalho e
disciplina, cidade e ano - são necessárias para identificar o trabalho. Além
dessas informações, podem ser utilizadas ilustrações, conforme o tema do
trabalho. Deve-se evitar colar figuras de revistas e outros materiais
impressos, privilegiando ilustrações desenhadas ou digitalizadas).
E.E.
“Professora Ordânia Janone Crespo”
Nome completo do aluno/número/série
(Caso o trabalho seja em grupo, os nomes devem ser escritos
um abaixo do outro, em ordem alfabética ou numérica/ a série aparece apenas UMA
vez)
TÍTULO DO
TRABALHO (*)
Disciplina
(*) evite escrever a palavra trabalho; prefira o termo
PESQUISA. Exemplo: Pesquisa sobre “Bullying” - Disciplina: Português.
Santo André
2011
SUMÁRIO
(indica o conteúdo, dividido em itens, assim como as
respectivas páginas)
1 - INTRODUÇÃO 3
2 - DESENVOLVIMENTO (*) 4
3 - CONCLUSÃO 5
4 - REFERÊNCIAS BIBLIOGRÁFICAS 6
(*) O item DESENVOLVIMENTO não
deve aparecer com este título; ele apenas serve para indicar que, nesta parte,
após a introdução da pesquisa, virão os títulos e subtítulos pesquisados,
devidamente organizados e numerados. O DESENVOLVIMENTO é o corpo do trabalho, é
a pesquisa propriamente dita, apresentada em toda sua profundidade.
1 - INTRODUÇÃO: explica ao leitor
o objetivo e o conteúdo do trabalho, em poucas palavras, visando a apresentar o
teor da pesquisa, bem como a atrair a atenção para sua leitura.
Exemplo:
Esta pesquisa tem como objetivo apresentar ao leitor as
normas segundo as quais organiza-se um trabalho acadêmico, a fim de
proporcionar as adequadas condições de se redigir qualquer texto de acordo com
a ABNT (Associação Brasileira de Normas e Técnicas).
Na
INTRODUÇÃO de uma pesquisa, deve-se redigir o texto com as próprias palavras
(sem copiar, portanto), contando ao leitor, resumidamente, o tema do trabalho e
sua importância. Assim, se bem elaborada, a INTRODUÇÃO informa dados básicos
acerca da pesquisa ao leitor e, ainda, motiva-o a lê-la na íntegra.
A INTRODUÇÃO deve vir em uma folha “só para
ela”; mesmo sobrando espaço, deve-se começar o desenvolvimento na página
seguinte.
A
estética do trabalho é outro recurso que auxilia a organizar a pesquisa e a
despertar o interesse do leitor; afinal, a aparência cuidadosa demonstra o
interesse e o capricho com que foi realizada a elaboração do texto. Para isso,
é importante ressaltar que a página deve
estar configurada com margem superior de 3 cm, margem inferior de 2 cm, margem
esquerda de 3 cm e margem direita de 2 cm. Além disso, é importante colocar a
numeração das páginas, de modo que o número da página esteja no canto superior
direito.
2 - DESENVOLVIMENTO: é o trabalho em si. Deve ser redigido
na íntegra em fonte Arial ou Times New
Roman, em tamanho 12 (como
neste modelo), tendo o texto sempre justificado
e com marcação de parágrafos.
Deve
haver continuidade e sequência lógica no
trabalho, ao longo de todo o texto, títulos e subtítulos.
Evite redigir parágrafos muito extensos,
não abrevie palavras e não use a
linguagem da Internet em suas pesquisas. Utilize
o padrão culto de nossa língua, ou seja, escreva com correção gramatical.
Você
pode inserir imagens em seu
trabalho, mas procure centralizá-las,
verificando suas cores e a boa resolução de suas ilustrações.
Para
redigir um trabalho é preciso pesquisar informações em livros ou na net;
encontradas as informações buscadas, deve-se ler os textos, grifando as partes
mais importantes. Depois, deve-se elaborar um novo texto, redigido com as próprias palavras, utilizando, para tanto, as
informações pesquisadas, lidas e selecionadas.
Contudo, em
determinadas situações, é possível utilizar alguns parágrafos iguais aos do
texto original pesquisado. Neste caso, os parágrafos
ou trechos transcritos deverão ser escritos
em itálico e entre “aspas”,
seguidos de parênteses, dentro dos
quais virão o sobrenome do autor e o ano
em que seu texto foi publicado, conforme exemplo abaixo:
Exemplo de citação:
“Tendo a Câmara, dias antes, imposto aos
proprietários o calçamento dos passeios das casas, cedeu ao povo, para tal fim,
as pedras já acumuladas” (CUNHA, 1998, p. 176).
3 - CONCLUSÃO: esta parte do trabalho
é destinada à exposição das ideias finais do aluno que redigiu o texto. É
importante apresentar uma síntese das
informações constantes no desenvolvimento,
assim como a opinião do pesquisador
sobre o assunto abordado.
A
CONCLUSÃO do trabalho é um texto
argumentativo (*), que visa a convencer o leitor sobre a veracidade das
informações apresentadas na pesquisa.
A CONCLUSÃO deve ser escrita em uma folha “só
para ela”, independentemente de haver espaço no final do desenvolvimento.
(*) segue TODAS as
características do texto argumentativo, como, por exemplo, a proibição de se
usar a 1ª pessoa do singular : EU.
4 - REFERÊNCIAS BIBLIOGRÁFICAS: esta
parte do trabalho serve para indicar as fontes de informação utilizadas durante
a pesquisa.
Podem-se
colher informações de livros ou da Internet. A indicação dessas duas fontes é
diferente, como ilustram os exemplos abaixo:
Exemplo de indicação de livro como fonte:
POE, Edgar A. Contos de terror,
de mistério e de morte. 7ª edição, Rio de Janeiro, Nova Fronteira, 1981.
* Observe os detalhes da
indicação: sobrenome do autor em maiúsculas, seguido de vírgula, primeiro nome
e nome do meio/ ponto final / título do livro, sublinhado ininterruptamente
/ ponto final / número da edição,
vírgula, cidade em que o livro foi publicado, vírgula, editora e ano de
publicação (após esta informação, podem-se especificar as páginas utilizadas na
pesquisa).
Exemplo de indicação de texto retirado da Internet:
Vicente, G. O auto da barca do
inferno.
http//www.sapo.edu.pt/gilvicente, acesso em 25 - 4 - 2005, às 15h30min.
* Observe as diferenças entre as
duas indicações, bem como note que é preciso informar dia e horário do acesso à
Internet.
FINALIZANDO...ressalta-se que a
utilização deste “Padrão” ou “Modelo” de trabalho acadêmico visa a proporcionar
aos alunos o aprimoramento das habilidades de escrita, pesquisa, organização e
posicionamento crítico, assim como a prepará-los para exigências futuras.

0 comentários:
Postar um comentário